segunda-feira, 3 de agosto de 2015

apaixonado...

Apaixonado...

Não sei viver senão apaixonado.

Pelo dia que clareia,
depois duma noite bem dormida.

Pôr-me a pé.
Tomar o caminho
que me leva até ao cimo
da montanha,
minha vizinha
desde o berço.

Não sei viver sem ela.
Me ampara e esconde
da intempérie
que vem do mar.

Nela se põe o sol.
Já cansado.
Um dia inteiro a correr o céu,
dum lado ao outro.

Dali quase alcanço o mar distante,
Senão fosse a altura doutra serra.

Mas vejo os vales e as encostas verdes,
cheias de campos,
onde florescem vivas as sementeiras.

E os campanários das igrejas espalhadas
com seus adros bem divididos
onde se fazem as romarias.

Vejo os bosques densos de carvalhos e de pinheiros,
onde chilreia a passarada.

E vejo o rio lá ao fundo,
ora largo ora escondido,
dando voltas e mais voltas,
pelas aldeias.

Ali me consolo de ar puro com fartura
e me entrego ao doce enleio de sonhar.

Como eremita oro com fervor ao Infinito
derrame abundantes bênçãos àquelas terras
que eu amo apaixonado...

ouvindo sinfonias de Beethoven

Mafra, 3 de Agosto de 2015
23h10m
Joaquim Luís Mendes Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário