domingo, 26 de abril de 2015

epitáfio...



EPITÁFIO DO MEU PAÍS…
Gosto do berço,
Em linho,
Onde, há muito,
Eu nasci;
Do nascer e pôr do sol,
E das orvalhadas, d’oiro,
Que lá vi…
Dos mil abraços,
De ternura
Que recebi,
Na troca, nua,
Dos meus braços,
De menino…
Dos mil beijos
Que adoçaram
As aulas longas
Dos meus passos,
De criança…
Dos contos de fadas,
Dos meus avós
Nas horas quentes
Da lareira…
Do desafio sério,
Na escalada agreste
Da juventude
Que parecia não ter fim…
Do orgulho são que me deram
Pelo país em que nasci:
A sua terra, o seu mar,
A sua história e seus avós…
Do esforço arriscado
De glória, insana,
Que nos pediram,
P’rà defesa da nossa
Herança…africana!…
Daquela manhã
De Abril,
Em que o sol nasceu,
Com mil promessas,
De liberdade…
Dos primeiros passos
E balbuceios
No caminho novo,
Da democracia…
Dos primeiros vulcões,
De ideais,
Que jorraram rumos novos
,
Sob as bandeiras dos:
CDS!…PSD!…
Do PS e do PC !…
Tanta força!…
Tanta garra!…
Tanta verdade!…
Ventos, estranhos e obscuros,
De avidês e de cobiça,
Sopraram,
Mais fortes e traiçoeiros,
Em vendaval;
Turvaram -lhe
As mentes e as vontades;
Morreram
Os ideais e as sementes;
Cinzas e ervas daninhas,
Em praga, nunca vista,
Abafaram as matas e as searas…
E
Agora,
O meu país, inteiro,
Por maldade e
Por má sorte,
Secou…e jaz…
Que labéu!…
Até à morte…

Sem comentários:

Enviar um comentário