segunda-feira, 2 de maio de 2016

se cumpriu meu sonho...

Se cumpriu meu sonho...

Ontem, pela tardinha,
fui assistir à quinta lição de piano dos meus netos.

Numa alameda linda, alemã,
Berlim de sol e verde.
A sala em estuque branco,
com arabescos no tecto.
As paredes cobertas por estantes de livros,
muito arrumados.
E muitas cassetes de música.

Uma lareira ao canto.

Um terno de cadeirões e sofá,
coberto com um pano.
E ao centro dois pianos gémeos, de cauda preta.

A jovem professora apareceu ao alto da escada.
Sorridente, irradiando simpatia.

Fez-nos entrar com muita arte.

Fala tão bem o português e com vivo gosto.
Falou dos netos.
- Têm o dom...vão ser pianistas.
exclamou espontânea e alegria nos olhos.

A primeira nota que me calou bem fundo.

Quis saber da família quem tinha alma de música.

Respondi por mim.
- bem tentei.  infelizmente, só tenho a alma e não a arte.
sempre esperei que um filho ou neto a viesse a ter.
por isso, comprei um piano, eu ainda era jovem. Ficou à espera.

Pouco depois chegaram os pianistas.
Já vêm sózinhos desde a sua escola.
Têm nove e onze anos.
Só em Berlim.

Começou a aula. Meia hora cada, muito bem aproveitada.
Primeiro o David. Por vontade da Sara.

Muito sereno, eu vi logo,
- nasceu para aquilo
e a professora corroborou:
- tem todo o jeito...
Primeiro, o solfejo.
Lá estavam as pautas...
para mim, um enigma.
Depois, as teclas.

Via-se que nasceu para aquilo.

A seguir a dama.
Também capaz, mas com outro porte.
Mais racional. Tudo exacto. Com o rigor na pele.

Tão naturais, apesar dos avós presentes...

Que maravilha!...
Graças a Deus.

Berlim, 3 de Maio de 2016

Jlmg
Joaquim Luís Mendes Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário