quinta-feira, 30 de maio de 2019

Caminhada da vida

Caminhada da vida

Vai longa a caminhada.
Tanta gente passou por mim.
Tantos já cá não estão.
Daqueles vizinhos que me viram crescer.
Daqueles colegas da minha escola.
Dos professores das primeiras letras.
Tão importantes, nem eles sabiam.

O Sr. Ferreira, dos Mouxinhos,
Polícia aposentado e sua irmã.
Me ensinaram os números e as contas de mais e menos.
O professor Pereira. Vinha de Rande.
Bem aviado de boa cachaça, no Luís Barbosa.

Nunca mais vi a professorinha da Senhora da Hora
Que me levou ao exame da quarta com distinção, na vila.

As catequistas. Algumas mal-humoradas. Davam beliscões.
As da Lage, não.

O Abade João, um santo d´home.
A pastar a cabrinha,
Revelou-me Deus.
O Criador do mundo.
Sempre o vi claro.

O Sr. Babo e sua bicicleta velha.
Vinha da Lage.
Com um saco de milho, sobre o guiador.
Descia a costeira a caminho da feira.

O carteiro da Longra.
O Sr. Bastos, de corneta pronta.
Trazendo as últimas para as namoradas.

A casa do Manel lavrador.
Um enxame de filhos.
Gente boa.

O marchante sempre a berrar com a dona.
Tinha uma língua!...
Ensinou-mas todas.

Os do Cantoneiro.
Um rancho de filhos.
Mais duma dúzia.

E, no lugar da Forca, um mundo à frente.
Havia de tudo.
Latoeiro Guilherme.
Manel ferreiro.
E a Elisinha da venda.
Tudo a fiado.

São tudo sombras que eu bem me lembro...

Berlim, 30 de Maio de 2019
19h13m
Jlmg

Sem comentários:

Enviar um comentário