terça-feira, 23 de setembro de 2014

minha casa...

Minha casa…
Pedra a pedra,
Se ergueu minha casa.
Num pedaço de terra,
Riscada,
Da encosta dum monte.
Estou a vê-la nascendo.
Primeiro,
Alicerces bem fundos,
Cavados no chão.
A firmeza assentou
No cascalho e cimento
Em massa.
E, bloco a bloco,
Em granito,
Talhado da rocha,
Subiu em parede.
Muralha afitada,
Com a pedra à mostra.
Se rasgaram janelas.
Se abriram as portas.
E, lá dentro,
Se esculpiram
A cozinha e os quartos.
Se encheram paredes,
No topo de todas,
Se assentaram as traves,
Em madeira grossa de pinho.
Se levantou um telhado,
Com telhas vermelhas.
Já podia chover.
Elas eram francesas.
E, o carpinteiro chegou.
Toda a ferramenta em baú,
Lápis na orelha.
Tábua a tábua,
Numa tarefa sem fim,
Armou o soalho,
Tapou o sobrado.
Talhou janelas e portas.
Armários e mesas.
E foi meu avô
Quem tudo pintou…
Na casinha ao sol,
Onde nasceu meu irmão.
Em Pedra Maria.
Mafra, 24 de Setembro de 2014
6h49m
Joaquim Luís Mendes Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário