terça-feira, 13 de junho de 2017

Mergulho no passado



Mergulho no passado

Mergulho no passado
Como quem regressa duma viagem
Pela galáxia.

Busco os pós que deixei de mim
Por esses caminhos todos
Onde passei, desde menino.

Talvez reencontre o pó perfumado
Dos meus avós
Que tanto me amaram
E ajudaram a crescer.

O dos meus pais,
Aqueles seres sublimes,
Joaquim e Leonor,
De quem me veio o ser,
Nos anos quarenta.
Quando a guerra dizimava a Europa.

Daqueles serões tão quentes,
Pelas noites frias de Inverno,
Na sua oficina de alfaiate.
Aquele cheiro a giz.
Aqueles riscos certos na fazenda
Que, horas depois, davam um lindo fato feito.

Aqueles pães quentinhos
Que vinham na canastra de minha Mãe,
Desde a padaria longínqua de Margaride,
No dealbar agreste das madrugadas.

Tanta coisa linda que fez o meu passado
Eu queria reencontrar nesta viagem…

Berlim, 13 de Junho de 2017
19h44m

Jlmg

Sem comentários:

Enviar um comentário